Nome do cursista: Thania Almeida Fróes Gonçalves
Turma: B
Tutor: Márcia Maria de Jesus Lima
Atividade 1.7
PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO
Nome do projeto:
Projeto Eleições 2010 e Educação Fiscal no Contexto Social
Responsáveis pela a elaboração do projeto:
Camila Felipe de Sousa
Helena de Carvalho Rodrigues Santana
Maria Aparecida
Roberto
Safira Pinto dos Santos
Componente Curricular:
Geo-História
Número de alunos e Professores Participantes:
- Alunos do 9° ano (aproximadamente 150 alunos)
- Professores do 9° ano ( aproximadamente 10 professores)
Técnicas e mídias utilizadas:
· Laboratório de Informática Educacional
· Biblioteca
· Pesquisa de campo
· Painéis
· Urna eletrônica
Duração:
5 meses (de agosto a dezembro de 2010)
Objetivo geral:
Permitir ao educando o conhecimento democrático e social, nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos, bem como a importância do voto e a escolha consciente dos futuros gestores públicos nas eleições de 2010.
Objetivos específicos:
- Reconhecer a importância do termo democracia, para a construção de uma sociedade igualitária;
- Valorizar a importância do voto como instrumento de transformação social, exercício da cidadania e senso crítico;
- Reconhecer a importância da Lei 135/10 – Ficha limpa como elemento moralizador do processo eleitoral;
- Transmitir informações e conceitos sobre a gestão fiscal .
ANÁLISE DO PROJETO
O Projeto Eleições 2010 e Educação Fiscal no Contexto Social, contempla as diversas áreas do conhecimento buscando compreender questões fundamentais como problemas sociais, dentre eles a corrupção, violência, desemprego, infra-estrutura, a função socioeconômica dos tributos, funcionamento de uma administração pública pautada por princípios éticos e democráticos; principalmente a importância do voto e a compreensão do mesmo.
Sendo assim, o referido Projeto foi escolhido porque, além de contemplar as diversas áreas do conhecimento, leva o aluno a pesquisar, questionar e refletir sobre suas escolhas e decisões, bem como traz à ele o conhecimento de leis e de como se desenvolvem trabalhos públicos, contribuindo assim, para a formação permanente do indivíduo enquanto sujeito que se pretende.
Este Projeto permite ainda, a interação de alunos e professores e de ambos com os diversos recursos tecnológicos existentes na escola, proporcionando um maior desenvolvimento e aprendizado tanto de educandos quanto de educadores, como também facilita o contato com pessoas, lugares e objetos envolvidos e relacionados com o trabalho fiscal e a política do nosso país, o que é de grande importância para a formação do sujeito.
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