calendário

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Planejando atividade com Hipertexto



Nome do cursista: Thania Almeida Fróes Gonçalves
Turma: B
Tutor: Márcia Maria de Jesus Lima

Atividade 2.4

Planejando atividade com Hipertexto

Tema: Violência na Escola
Objetivos:
·        Discutir e refletir sobre a violência no contexto escolar
·        Aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos em relação ao tema proposto
Duração das atividades: 2 aulas
Estratégias:
·        Aula interativa;
·        Sala de vídeo;
·        Laboratório de Informática Educacional (LIE)
Desenvolvimento da aula:
Iniciar a aula levando os alunos para o LIE, onde se organizarão em duplas. Em seguida, apresentar a imagem (1), conforme postada abaixo:

 
Observação: a imagem poderá ser apresentada em retroprojetor, data show, ou mesmo poderá ser impressa uma para cada aluno.
Em seguida, levantar discussão conforme roteiro apresentado abaixo:
·        O que vocês observaram na imagem?
·        Qual assunto é abordado na tirinha?
·        O que acontece quando o professor faz a chamada?
·        Vocês acham que isto realmente acontece em sala de aula?
·        Em nossa escola vocês já viram algum ato de violência contra colegas ou professores?
Professor, deixe que os alunos se expressem com liberdade a respeito do assunto.
Atividade 1
Prosseguindo com a atividade, pedir para que os alunos consultem no dicionário on line o significado da palavra violência.
 Após a pesquisa do significado da palavra violência, promover uma discusssão a respeito do tema da aula: Violência na Escola, conforme roteiro a seguir:
·        O que vocês acham da violência no contexto escolar?
·        A violência está presente no contexto escolar? Como?
·        Em que ações ela pode ser vista?
·        O que vocês acham da violência na escola? Por quê?
Atividade 2
Pedir para que cada dupla pesquise na internet, de acordo com o roteiro abaixo, reportagens que abordem o assunto Violência no Contexto Escolar.
Roteiro para a pesquisa :
·        Titulo do artigo
·        Qual e como foi o ato de violência?
·        Qual o motivo da agressão?
·        Qual(is) a(s) justificativa(s) do agressor?
·        Qual a idade do agressor?
·        Qual (is) foi (ram) a (s) pessoa (s) agredida (s)?
Sugestões de alguns links a serem acessados:
Atividade 3  
Apresentar aos alunos o vídeo “Bullying”(2) – Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?
Após a apresentação do vídeo, o professor deverá iniciar uma discussão sobre o mesmo, conforme roteiro abaixo:
·        O que vocês acharam do vídeo?
·        Sobre o que foi tratado no vídeo?
·        Vocês conhecem alguém que já foi ou é vitima de bullying?
·        Vocês já ouviram falar em telejornais e outros sobre violência contra o professor?
·        Como você se sente quando algum colega de sala é mal educado com você ou com outro colega e mesmo com o professor?
É importante que os alunos se expressem de maneira clara para que dúvidas sejam esclarecidas, como também sejam trabalhados conceitos errôneos e preconceitos.
Atividade 4
Mostrar para a classe a imagem abaixo (www.nanihumor.com.br)
Mediar um diálogo entre as duplas sobre a tirinha em questão, para que os alunos percebam que, atualmente, muitos professores, bem como alunos estão sendo vítimas de agressão no contexto escolar.
Para finalizar, pedir aos alunos que façam cartazes sobre a violência no contexto escolar.


Fonte de pesquisa: Portal do Professor - MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário